Kátia Coelho, ABC & DAFB
Homenageada

É a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa metragem no Brasil, se formou em audiovisual na USP. Fez mestrado e foi professora de cinematografia na mesma universidade, além de orientadora de projetos de curtas-metragens estudantis premiados internacionalmente. Sócia Emérita da Associação Brasileira de Cinematografia e pertence ao Coletivo DAFB – Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero da Fotografia do Cinema Brasileiro.

Recebeu, por seu trabalho no cinema, como diretora de fotografia, mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais, entre eles, Festival de Brasília, Gramado, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o KODAK VISION AWARD-Los Angeles com o longa metragem Tônica Dominante. Faz workshops e palestras por todo Brasil.

Produziu e roteirizou o longa metragem Terra de Ciganos, vencedor do PRODECINE 1- ANCINE dirigido por Naji Sidki, em finalização.

Dirigiu a videoinstalação We Sing Dance Love em finalização e o videoclipe Je suis venu te dire que je m’en vais composta por Serge Gaisbourg e interpretada por Virginie e Edgard Scandurra – em lançamento.

Fez produção executiva de dois longas metragens, Terra de Ciganos e Dulcina, ambos da Veríssimo Produções. Produziu o documentário “Afonso é uma Brazza”, prêmio de melhor filme de público no Festival de Brasília entre outros. O filme representou o Brasil no Festival de Havana e no Brafftv-Toronto.

Foi sócia proprietária da produtora Girafa Filmes até 2014. Com A Via Láctea, filme dirigido por Lina Chamie e realizado pela sua produtora, representou o Brasil no Festival de Cannes em 2007

Trabalha em cinema desde 1983, fez mais de 40 longas metragens como assistente de câmera e diretora de fotografia entre os quais, como assistente de câmera e coordenadora de equipamentos, o americano At Play in the Fields of the Lord, produzido por Saul Zaentz, produtor de Amadeus, Estranho no Ninho, O Paciente Inglês e dirigido por Hector Babenco.

Participou da diretoria da ABC - Associação Brasileira de Cinematografia. Há três anos está escrevendo sobre cinema em revistas especializadas e escrevendo roteiros para o Núcleo de Projetos da Veríssimo Produções em Brasília.

Seu último trabalho como diretora de fotografia foi o longa metragem “Diário de Viagem”, produzido pela Dezenove Som e Imagem, filme em lançamento.