Regulamento
A 1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA é um evento cultural que busca exibir as produções audiovisuais realizadas por diretores da região do Vale do Ribeira. Com edição inteiramente online, aberta e gratuita para todo o Brasil.

As inscrições estão abertas de 04 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022, para duas modalidades:

MOSTRA COMPETITIVA REGIONAL DE MÉDIAS-METRAGENS
Composta por filmes de média-metragem, com duração superior a quinze minutos e igual ou inferior a setenta minutos, dirigidos por realizadores dos municípios do Vale do Ribeira. As inscrições acontecem no site da  1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA e na plataforma Film Freeway - https://filmfreeway.com/MostradeCinemadoValedoRibeira.

MOSTRA COMPETITIVA REGIONAL DE CURTAS-METRAGENS
Composta por filmes de curta-metragem, com duração igual ou inferior a quinze minutos, dirigidos por realizadores dos municípios do Vale do Ribeira. As inscrições acontecem no site da  1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA e na plataforma Film Freeway - https://filmfreeway.com/MostradeCinemadoValedoRibeira.

Podem participar filmes dirigidos por realizadores dos municípios do Vale do Ribeira, finalizados a partir do ano de 2002, de todos os gêneros e classificações etárias. Por realizador do Vale o Ribeira entende-se o diretor que seja residente em um dos 23 municípios que compõem a região, quais sejam: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajatí, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí.

O produtor/diretor do filme, ao inscrever sua obra para a seleção nas Mostras Competitivas Regionais de Média e Curta-metragem, está concordando com este regulamento e autorizando a sua exibição para um público aberto durante o período da 1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA.

A produção do filme vencedor das Mostras Competitivas Regionais de Média e de Curta-metragem, se compromete a autorizar quatro exibições da obra, para turmas escolares do ensino médio da rede pública de um município do Vale do Ribeira, seguidas de debate, com a presença de integrante da equipe e/ou do elenco (preferencialmente com a presença do diretor do filme). As exibições ocorrerão no formato online, em parceria com as escolas, como parte de atividades curriculares.

A  1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA acontece entre os dias 18 a 26 de março de 2022 no formato online em plataforma a ser divulgada posteriormente.

INSCRIÇÕES GRATUITAS E ONLINE – As inscrições devem ser realizadas por meio do da plataforma https://filmfreeway.com/MostradeCinemadoValedoRibeira e no site da 1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA – www.mostravaledoribeira.com.br

LIMITES DE OBRAS INSCRITAS – Não há limite de filmes inscritos para cada realizador/produtora (pessoa física ou jurídica).

ENVIO DOS FILMES – Na inscrição os filmes devem ser enviados por meio de links (YouTube, Vimeo, etc). Posteriormente, os selecionados devem enviar por meio de transferência de arquivo (WeTransfer, Dropbox, SendSpace, etc).

SELEÇÃO – A curadoria do evento selecionará um numero de filmes para compor até 90 minutos de programação da Mostra Competitiva de Curtas e até 150 minutos da programação da Mostra Competitiva de  Médias-metragens. O resultado será publicado nas redes sociais da 1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA e os selecionados serão comunicados por e-mail.

PREMIAÇÃO – 1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA, terá um júri técnico composto de três profissionais do audiovisual brasileiro para escolher a melhor obra da Mostra Competitiva Regional de Média-metragem que recebe o Troféu e o Prêmio Estímulo de R$ 1.000,00 e da Mostra Competitiva Regional de Curta-metragem que recebe o Troféu e o Prêmio Estímulo de R$ 1.000,00. O resultado da premiação será divulgado na Cerimônia de Encerramento da 1ª MOSTRA DE CINEMA DO VALE DO RIBEIRA, nas redes sociais da Mostra e os premiados receberão, ainda, um comunicado por e-mail.